Toda a mudança inicia-se com a sua própria ação. Mas saiba que a verdadeira experiência de mudar e se transformar só pode iniciar-se em você! Entretanto, o que acontece em boa parte dos casos é que as pessoas não concretizam esse objetivo porque não sabem como se manter fiéis a esse “novo plano”. Ou porque usam uma estrutura equivocada, ou porque desconhecem como se manter no foco.
A Programação Neurolinguística (PNL) ajuda muito nessa fase de mudança, pois auxilia na criação de uma nova proposta. Programação — é como agimos para alcançar as nossas metas. Neuro – é a nossa neurologia, o que pensamos e o que sentimos. Linguística – é a parte da linguagem – o que dizemos, como dizemos e como somos influenciados pelo que ouvimos.
Quando temos uma realização mental, que é a construção dos objetivos dentro da nossa mente, e a realização física, que é a concretização dessa meta, já estamos desenvolvendo uma estratégia para atuar com foco produtivo.
Para não se perder diante inúmeras influências e estímulos, é preciso ter direção, decisão, dedicação e durabilidade. Essas palavras compõe os 4 D´s, técnica que ajuda a manter o foco produtivo e que vai canalizar a atenção para aquilo que de fato se deseja, com toda a intensidade. Trata-se de uma metodologia desenvolvida que auxilia a manter um foco produtivo e a compor novas estratégias que ajudam a chegar onde se quer.
Quando temos uma realização mental, que é a construção dos objetivos dentro da nossa mente, e a realização física, que é a concretização dessa meta, já estamos desenvolvendo uma estratégia para atuar com foco produtivo. É fundamental desenvolver esta etapa que ocorre como um sonho ou uma visão.
Entretanto, a nossa neurologia recebe informações o tempo todo, e para não se perder do objetivo daquilo que se quer atingir, podemos aplicar os 4 D´s :
1º. Passo
Direção. Este D é a Direção que se quer seguir. Todo objetivo leva para alguma direção no Foco Produtivo, você já define a direção que quer seguir. Esta ação torna o seu investimento muito mais rentável.
2º. Passo
Decisão. O 2º D fornece a possibilidade de escolher as estratégias que conduzam até a Direção. É também conhecido como o D das possibilidades e novos caminhos.
3º Passo
Dedicação. Este 3º passo é de grande importância, visando a ação de Dedicação que possibilita desenvolvimento constante.
4º. Passo
Durabilidade. Todo objetivo tem como compromisso a Durabilidade, que define os reflexos que deixará em suas vidas. A Durabilidade é um aspecto precioso do Foco Produtivo.
Veja a diferença de um foco improdutivo para o produtivo:
Foco Improdutivo: Para cada escolha, uma renúncia. A vida é uma luta. Não dá para confiar em ninguém. Se ganha de um lado e perde-se de outro. Pau que nasce torto morre torto. O mundo é dos espertos. Se a esmola é grande o santo desconfia.
Foco produtivo: Para cada escolha, há várias alternativas. A vida é um grande aprendizado.
Todos merecem um voto de confiança. Ganhar significa obter bons resultados. A madeira se transforma, o ser humano mais ainda. O mundo é de quem quer desfrutar.
Vale lembrar que toda a postura e comportamento mudam a partir de uma nova atitude e “os 4 Ds” é uma técnica nova que vai auxiliar nessa nova forma de atuar.
Fonte: Fabio Fonseca
0 comentários:
Postar um comentário