Tenha você a idade que tiver, a profissão que tiver, o dinheiro que tiver, a condição que tiver, a verdade é que não há mais desculpa para não estudar, parar de estudar ou não voltar a estudar. Existe uma infinidade de meios, formas, maneiras de estudar e de aprender. Há cursos à distância via computador; via correios; presenciais em finais de semana e quantas outras formas você imaginar. Há cursos, congressos, palestras, com financiamento de longo prazo e até gratuitos. Basta querer. Basta dominar a preguiça. Basta vencer a acomodação.
Não estou falando somente de cursos regulares em faculdades, colégios ou universidades. Estou sugerindo cursos livres, não-formais, de atualização de conhecimentos que façam a sua cabeça funcionar. Perca o medo de voltar a estudar tenha a idade que tiver.
Quando você decide estudar, sua cabeça se renova, sua autoestima aumenta; você rejuvenesce. Crie coragem e volte a estudar; a fazer um curso rápido de qualquer coisa que interesse a você: fazer doces finos e pratos sofisticados; melhorar o seu churrasco; pintura; artesanato; um idioma estrangeiro; mecânica de automóveis; matemática financeira, etc. Qualquer coisa vale para você reencontrar a motivação de aprender.
Se você não gosta de computador, faça um curso por correspondência. Existem até cursos pela televisão. Faça um curso simples para experimentar, mas não pare de aprender, de se interessar por coisas novas, por novos conhecimentos, lugares, pessoas. Não se deixe morrer antes do tempo.
Muitas pessoas se enganam dizendo que já leem muito, assistem bons programas de TV e que não precisam fazer um curso estruturado. Isso é uma meia-verdade. Sem participar de um sistema estruturado, você não exercita a disciplina de estudar e aprender. Sem alguém que o oriente, com quem você possa conversar, tirar dúvidas, a informação não se transforma em conhecimento, pois não é integrada a contextos maiores que a explicam.
Estamos na era do conhecimento. Estudar é a maior motivação.
Pense nisso. Sucesso!
0 comentários:
Postar um comentário