16/03/2010

5 dicas para ensinar mais e melhor


Por Anderson Rocha

1 - Aprende-se mais facilmente se o conteúdo a ser aprendido tiver relação com seus valores, sua cultura e seus aspectos físicos e sociais. Por isso é tão importante empregar técnicas que utilizem a experiências de vida individual e do grupo.

2 - Pessoas constroem o novo conhecimento com base no seu conhecimento presente. Os educadores/facilitadores devem prestar muita atenção ao conhecimento, às habilidades e às atitudes trazidos pelos aprendizes para a sala de aula.

3 - Aprende-se melhor e mais depressa se houver interesse pelo assunto. Motivado, um indivíduo possui uma atitude ativa e empenhada no processo de aprendizagem e, por isso, aprende melhor.

4 - Aspecto importante no processo de aprendizagem é o uso adequado da linguagem não-verbal por parte do educador/facilitador. Gestos, postura, inflexão da voz, fisionomia, olhar, silêncio, enfim, de todo o conjunto precisa existir para que o significado da mensagem seja único.

5 - Aprender, entender, compreender e refletir sobre o processo da dinâmica do comportamento humano deveria se constituir em um dos principais campos de interesse e estudo por parte dos educadores/facilitadores, a final de contas, são ou deveriam ser, lideres de vida e mestres inspiradores.

Em cenas da vida, Rubens Alves diz: “As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger